Concurso AGEPEN MT, o que precisa saber sobre o certame!

Tempo de leitura: 6 minutos

O ano de 2018 está sendo uma ótima oportunidade para os concurseiros de plantão. A segurança pública nacional está expandindo seu quadro de funcionários em diferentes instituições, desde a Polícia Militar, Civil, entre outros. O certame da vez é o Concurso AGEPEN MT 2018, que já teve sua homologação em fevereiro deste ano.

A notícia da homologação foi publicada pelo Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 21 de fevereiro e logo depoi divulgado por outros canais no dia  que circulou 22.

O Concurso AGEPEN MT foi em 2016, que ofereceu vagas para o cadastro reserva para cargos de agente penitenciário e profissionais de nível.

Neste post você ficará por dentro de tudo que precisa saber sobre o certame, como a quantidade de vagas, as atribuições de cargos, os requisitos, as etapas e disciplinas da prova e ainda algumas dicas que te auxiliam a obter a famigerada aprovação em concursos públicos.

Sobre o Concurso AGEPEN MT

O último concurso da corporação ainda está recente, tendo em vista que foi liberado no final do passado. A última edição teve como banca organizadora o IBADE (Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo) e formou o cadastro reserva para os cargos de agente e de nível médio.

Na época, o concurso recebeu uma média de 29 mil candidatos, dentre os quais, apenas mil foram aprovados. O fato do certame ser um cadastro de reservas, o quantitativo definitivo não foi definido, mas os classificados serão convocados de forma divididas. As nomeações começaram a ocorrer a partir deste ano, a fim de atender as necessidades do Sistema Penitenciário que segundo a corporação, atualmente conta com 2.960 servidores.

Os cargos do Concurso AGEPEN MT

Estima-se que as vagas serão para compor o cargo de Agente Penitenciário, porém sem o edital fica difícil afirmar uma quantidade de vagas, então é preciso aguardar.

Mesmo que não tenha o edital liberado, é preciso conhecer o Concurso AGEPEN MT e a relação de cargos, já que é necessário ter conhecimento sobre as funções do que você irá fazer obtendo a aprovação.

Basicamente, o agente penitenciário é o responsável por atender, orientar, dar assistência e ajudar na disciplina do preso. Além disso, é dever do agente realizar atos de revista aos presidiários e visitantes, realizar a vigilância interna e lidar com situações de conflito que possam vir ocorrer dentro da instituição, como rebeliões, fugas, entre outros. Também é dever realizar a contenção, escolta armada e auxiliar a polícia na captura de presos foragidos do sistema penitenciário.

Outras atribuições do profissional é vigiar os presos com a finalidade de assegurar à custódia, de estabelecer a ordem dentro dos presídios, impedir possíveis fugas, encaminhar demandas dos internos para a diretoria, informar possíveis ocorrências e conferir documentos. Ademais, a atividade engloba também o planejamento, organizar e participar de programas e ações para a socialização do preso.

O fato do agente estar envolvido a todo momento com ações que envolvem  a população, é necessário o conhecimento das leis e normas do sistema penitenciário, que são conhecimentos necessários para que a atuação da profissão possa ocorrer da melhor forma possível.

Os requisitos para o Concurso AGEPEN MT 2018

Conforme o edital da última edição do certame, para se poder concorrer aos cargos do Concurso AGEPEN MT precisa atender aos seguintes requisitos:

  • ter sido aprovado e classificado no Concurso Público;
  • ser brasileiro nato ou naturalizado, ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1°, artigo 12, da Constituição Federal;
  • estar quite com as obrigações eleitorais, para os candidatos de ambos os sexos;
  • estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;
  • encontrar-se em pleno gozo de seus direitos políticos e civis;
  • não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com nova investidura em cargo
    público;
  • apresentar diploma devidamente registrado, de conclusão de curso, conforme requisito do cargo pretendido,
    fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, comprovado por meio da
    apresentação de original e cópia do respectivo documento, observado o item 2 deste Edital;
  • estar registrado e com a situação regularizada junto ao órgão de conselho de classe correspondente a sua formação profissional, e não estar cumprindo penalidade imposta após regular processo administrativo, que o impeça, ainda que temporariamente, de exercer a profissão, devidamente comprovado com a documentação exigida, quando requisito para o cargo;
  • estar apto, física e mentalmente, não apresentando deficiência que o incapacite para o exercício das funções do cargo, fato apurado pela Perícia Médica Oficial do Estado de Mato Grosso;
  • ter no mínimo 21 (vinte e um) anos de idade completos, e 50 (cinquenta) anos, no máximo, à data do encerramento das inscrições para o concurso público para o provimento dos cargos, conforme inciso III do art. 13 da Lei Complementar 389/2010;
  • Apresentar certidão negativa criminal da Justiça Estadual e Federal dos lugares onde tenha residido nos últimos (cinco) anos, das instâncias de 1º e 2º graus;
  • não acumular cargos, empregos ou funções públicas, salvo nos casos constitucionalmente admitidos;
  • cumprir, na íntegra, as determinações previstas no Edital de abertura do Concurso Público;
  • apresentar declaração de bens.

Se está dentro destes requisitos, se prepara que a aventura do mundo dos concurseiros está prestes a começar.

Estudando para o Concurso AGEPEN MT

A última edição do Concurso AGEPEN MT foi realizado 5 fases, sendo elas: Prova Objetiva e/ou Dissertativa, Exame de Saúde, Teste de Aptidão Física, Exame Psicológico e Investigação Social.

A prova do certame contemplou as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa (10 questões), Geografia, História e Política do Mato Grosso (05 questões), Princípio de Ética e Filosofia (05 vagas) e Conhecimentos Específicos (40 questões).

Apesar de parecer algo difícil, estudar para um concurso não precisa ser uma tortura, há formas de transformar os estudos em algo simples, mas a pergunta que você se faz nesse momento é: como fazer isso?

É bem simples, basta acompanhar as nossas redes e aguardar o curso para o Concurso Agepen ser lançado. Se não conhece nosso site, você pode acessá-lo clicando aqui, nele oferecemos diferentes cursos para vários níveis com concursos que estão abertos ou previstos para acontecer. Caso fique na dúvida de como acontecem nossos cursos, você tem acesso a algumas aulas em nosso canal no YouTube também.

Outra forma de nos acompanhar é nos seguir no Facebook e Instagram, que onde você consegue ficar ligado em tudo o que fazemos.

Não espere demais, venha ser aluno do Monster Concursos, aqui nós lutamos junto com você para a sua aprovação.

………………………

✔ Cursos completos a partir de R$ 67.: https://monsterconcursos.com.br
✔ Cadastre-se em nossa Lista VIP e receba conteúdos incríveis.: https://goo.gl/jQDYPA
✔ Inscreva-se em nosso Canal do Youtube.: https://goo.gl/SnoZia
✔ Siga nosso Facebook.: https://goo.gl/m91u9q
✔ Conheça nosso Instagram.: https://goo.gl/qMMsLK

……………………………..

#monsterconcursos #aquiemonster #tudonossoenadadeles #monsterguerreiro #monsterguerreira #estudaqueavidamuda #estudaquepassa

lista vip monster concursos - Concurso AGEPEN MT, o que precisa saber sobre o certame!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *