Concurso ALMA, já tem comissão formada, saiba como se preparar!

Tempo de leitura: 5 minutos

Mais uma expectativa para o ano de 2019, com a possibilidade de abertura do concurso ALMA (Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão).

A Assembleia Legislativa do Maranhão é um órgão de poder legislativo do estado, que é exercido através dos deputados estaduais.

Fique por dentro de tudo o que precisa a respeito do Concurso ALMA e saia na frente da concorrência se preparando da melhor forma possível.

Sobre o Concurso ALMA  

Cabe à Assembleia Legislativa elaborar e fiscalizar as leis estaduais do Maranhão. Além disso, é também a responsabilidade de manter e analisar as legislações vigentes.

De acordo com o documento publicado no Diário Oficial da Casa, os responsáveis por elaborar avisos e comunicações a respeito do certame.

Sendo assim, a Comissão organizadora foi composta pelos seguintes servidores:

  • Eduardo Pinheiro Ribeiro – Diretor de Recursos Humanos
  • Tarcísio Almeida Araujo – Procurador Geral Adjunto
  • Elaine de Fátima Jinkings Rodrigues – Auditor Geral Adjunto
  • Luiz Carlos Noleto Chaves – Técnico de Gestão Administrativa – Economista

Contextualizando o Concurso ALMA

A ALMA já até havia definido um cronograma de atividades para este novo certame, mas houve um atraso, e, agora, o edital ficará para o segundo semestre.

De acordo com o cronograma inicial, anteriormente apresentado, a contratação da banca organizadora seria feita entre março e abril, e o edital do Concurso ALMA seria publicado em julho.

O motivo para o concurso não acontecer é uma consequência de uma  sentença estipulada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, a qual determina a extinção de cargos comissionados em excesso e a substituição de servidores admitidos antes de 05 de agosto de 1983 sem concurso público.

O que esperar do próximo concurso ALMA

No último edital da ALMA , divulgado em 2013 e o certame foi organizado pela Fundação Getúlio Vargas.

Na ocasião, o órgão ofertou 92 vagas para os cargos de:

  • Consultor Legislativo Especial;
  • Técnico de Gestão Administrativa;
  •   Assistente Legislativo e
  • Auxiliar Legislativo Operacional.

Os salários na época do Concurso ALMA variavam de R$ 971,86 a R$ 10.097,96.

A seleção dos candidatos para o cargo de Consultor Legislativo Especial se deu por meio de duas etapas, conforme descrito a seguir:

  • primeira etapa: Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • segunda etapa: Fase 1 – Provas Escritas Discursivas, de caráter eliminatório e classificatório; Fase 2 – Avaliação de Título, de caráter classificatório;

A seleção dos candidatos para o cargo de Técnico de Gestão Administrativa nas especialidades de:

  • Administrador, Advogado, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico, Programador de Sistemas, Analista de Sistemas e Revisor.

Na ocasião foi realizada uma única etapa de caráter eliminatório e classificatório, mediante aplicação de Prova Escrita Objetiva e de uma Prova Escrita Discursiva, aplicadas no mesmo dia e horário.

No caso da especialidade de Taquígrafo, a seleção contou com duas etapas, mediante aplicação de Prova Escrita Objetiva e uma Prova Escrita Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório e uma Prova Prática na segunda etapa, de caráter eliminatório.

  • 1ª Etapa: realização de Prova Escrita Objetiva e Prova Escrita Discursiva de caráter eliminatório e classificatório.
  • 2ª Etapa: realização de uma Prova Prática, de caráter eliminatório (somente para a especialidade de Taquígrafo).

A seleção dos candidatos para o cargo de Assistente Legislativo nas especialidades de:

Agente Legislativo, Técnico em Iluminação e Criador e Desenvolvedor em Web e Plataformas Digitais foi realizada por meio de única etapa de caráter eliminatório e classificatório, mediante aplicação de Prova Escrita Objetiva e de uma Prova Escrita Discursiva (Redação).

A seleção dos candidatos para a especialidade de Tradutor e Intérprete de Libras se deu por meio da realização de duas etapas de caráter eliminatório e classificatório.

  • 1ª Etapa: Prova Escrita Objetiva, uma Prova Escrita Discursiva (Redação), de caráter eliminatório e classificatório.
  • 2ª Etapa: Prova Prática, de caráter eliminatório e classificatório.

A seleção dos candidatos para o cargo de Auxiliar Legislativo Operacional nas especialidades de:

  • Operador de recursos audiovisuais, Eletricista de Manutenção, Bombeiro Hidráulico e Carpinteiro se deu por meio da realização de uma única etapa de caráter eliminatório e classificatório, mediante aplicação de Prova Escrita Objetiva.

Já a seleção dos candidatos para a especialidade de Motorista foi realizada em duas etapas, sendo:

  • 1ª Etapa: realização de Prova Escrita Objetiva de caráter eliminatório e classificatório.
  • 2ª Etapa: realização de uma Prova Prática, de caráter eliminatório

Como se preparar para o concurso

Estudar sem edital tem suas vantagens, como a de estar na frente da concorrência estudando as disciplinas por mais tempo. A sorte é o edital da ALMA não ter saído.

Estudar nem sempre é uma tarefa difícil, há várias formas de facilitar o processo, uma delas é se planejar da melhor forma possível. Sendo assim, nós já falamos aqui no nosso blog em como estudar de forma correta

Buscando oferecer o melhor conteúdo em diferentes plataformas, por exemplo, no nosso canal no YouTube apresentamos várias vídeo-aulas para diferentes concursos. 

Além do YouTube, também temos o nosso site, na qual é possível conferir vários cursos com o melhor conteúdo para te aprovar.

Caso tenha alguma dúvida, sobre o Concurso ALMA, pode entrar em contato com a nossa equipe pelos seguintes perfis: Facebook e Instagram, será um prazer lhe ajudar a mudar de vida! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *