Concurso CBM MG 2018 tem inscrições reabertas até sexta!

Tempo de leitura: 4 minutos

Se perdeu a oportunidade ou esqueceu o prazo para pagar o boleto do Concurso CBM MG 2018(Corpo de Bombeiros do estado de Minas Gerais), aproveite!

As inscrições para o certame foram reabertas e vão até às 18h do dia 30 de novembro de 2018, e os boletos ou GRU com vencimento para segunda-feira (03/12)!

Se você quer ser um bombeiro militar, esse post é para você! Fique por dentro do Concurso CMB MG e dê o primeiro passo para mudar de vida e atingir sua aprovação da melhor forma possível.

Sobre o Concurso CBM MG 2018

Concurso do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

As especulações do Concurso CBM MG 2018 começaram desde o mês passado, quando a Secretaria de Planejamento (SEPLAG) anunciou a realização para um novo Concurso CBM MG 2018. 

O objetivo do inicial do concurso era de que ele oferecesse 710 vagas, distribuídas em 680 para o cargo de soldado e 30 para 2º Tenente (Oficial). Porém, serão 500 vagas divididas em soldado e soldado especialistas, com nível médio e médio/técnico.

Sendo um concurso de nível médio, os candidatos interessados precisam ter idade entre 18 e 30 anos, e os aprovados contemplarão a remuneração inicial de R$3,5 mil para o Concurso CBM MG 2018.

A banca organizadora é o FUNDEP (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa) e caso queira dar uma atenção maior para o Concurso CBM MG, você pode conferir todas as informações necessária do certame, por este link (clique para abrir uma nova guia)

As atribuições de cargos do Concurso CBM MG 2018

Condições de ingresso no CBM MG

Como em todo concurso, é preciso se atentar aos requisitos e atribuições de cargos que estão disponíveis no edital. Como nesse caso o Concurso CBM MG 2018 você tem acesso ao edital neste link.

Dentro da corporação existem as classes, que é como uma hierarquia, em que o de segunda classe ainda está em fase de aprendizado e o de primeira classe já está apto para realizar ações mais complexas e assim por diante.

Entre as vagas, temos o cargo de Soldado de 2ª Classe (bombeiro militar), responsável  por exercer a atividade estudantil, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas vinculadas à sua formação, durante o período de duração do curso. 

Já o soldado de 1ª Classe (combatente) realiza os resgates e salvamentos; combate incêndios; previne acidentes e sinistros; prepara-se para ocorrências, atende ocorrências com produtos perigosos, trabalha conforme normas e procedimentos técnicos, entre outros.

Por fim, o Soldado de 1ª Classe Especialista: Exerce as funções inerentes a sua especialidade, e pode, em conformidade com o 13º do artigo 13 da Lei 5.301, de 16 de outubro de 1969, os militares do QPE-BM poderão ser aproveitados na atividade fim do CBM MG 2018, em circunstâncias especiais ou extraordinárias.

Além disso, é preciso se atentar aos requisitos para o Concurso CBM MG 2018 , por exemplo, ter idade compreendida entre 18 anos e 30 anos na data de inscrição no concurso e altura mínima de 1,65m se do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino.

As provas do Concurso CBM MG 2018

FASES DO CONCURSO CBM MG

Apesar de não ter edital, é possível ter noção do que conteúdo programático do certame para essa edição, de acordo com as provas passadas. As provas para o Concurso CBM MG 2018 devem conter as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa (10);
  • Matemática (10);
  • Direitos Humanos (05);
  • Química (05);
  • Biologia (05);
  • Física (05);
  • Geografia (05);
  • e História (05).

Sendo assim, temos um total de 50 questões. Para obter classificação no Concurso CBM MG 2018, os candidatos devem obter, no mínimo, 50% do total de pontos, tanto na prova objetiva, quanto na redação, e é claro, se atentar aos outras possíveis etapas do certame.

Estudando para o Concurso CBM MG 2018

Soldado: Corpo de Bombeiros Militar

Apesar do concurso já está aberto, nem por isso precisa deixar os estudos de lado, agora é a hora de se aprofundar ainda mais nele. Caso esteja um pouco perdido, não se preocupe, temos o material necessário para te ajudar, de diferentes formas, veja como:

Um cronograma nessa hora é essencial para montar o plano de estudos. Além disso, ter conhecimento do que está acontecendo no Brasil no momento também é essencial para a Redação, já que ela também tem seu valor na hora da prova para o Concurso CBM MG 2018

Existem alguns canais de comunicação que podem te deixar informado sobre os acontecimentos do nosso país, por exemplo, o MSN, o jornal Folha de São Paulo, o G1, entre outros, e você pode acessar  todos eles em sua casa mesmo, ou seja pela manhã ou pela noite, você conseguirá ficar informado.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o Concurso CBM MG 2018, pode entrar em contato com a gente pela nossa página no Facebook, além de ficar informado sobre esse e muitos outros concursos, através das redes sociais do Monster Concursos.

Informações sobre o Concurso CBM MG:

  • Concurso: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
  • Banca organizadora: FUNDEP
  • Cargo: Soldado
  • Escolaridade:Nível Médio
  • Remuneração: R$ 4 mil
  • Número de vagas: 500
  • Data da prova objetiva: 20/01/2019
  • Situação: Em andamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *