Concurso Guarda Municipal de Nova Iguaçu (RJ) é uma expectativa para 2019, entenda!

 Concurso Guarda Municipal de Nova Iguaçu (RJ) é uma expectativa para 2019, entenda!

A Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu (RJ) confirmou que neste ano terão dois concursos, dentre eles, na área de Segurança Pública, oferecendo 400 vagas para os cargos de Guarda Civil.

Apesar da expectativa, o certame ainda ser um projeto que transita pela câmara de vereadores da cidade, sendo analisado o impacto econômico que poderá ser feito.

Esse post é pra você ficar por dentro de tudo o que precisa a respeito do concurso Guarda Guarda Municipal de Nova Iguaçu, com o intuito de saber a melhor forma de se preparar para o certame!

O que você precisa saber sobre o concurso Guarda Municipal de Nova Iguaçu?

A criação dos cargos é uma necessidade segundo os vereadores da cidade para aumentar o quantitativo da segurança. Espera-se que das 400 vagas, 200 sejam para início imediato e às outras 200 para cadastro reserva (CR).

Baseando-se em editais semelhantes com o cargo, podemos esperar para o certame da Guarda Municipal de Nova Iguaçu os seguintes requisitos básicos para investidura de cargo:

  1. ter sido aprovado e classificado no concurso público;
  2. ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição da República Federativa do Brasil e na forma do disposto no art. 13 do Decreto nº 70.436, de 18 de abril de 1972;
  3. ter idade mínima de 18 anos completos;
  4. estar em pleno gozo dos direitos políticos;
  5. estar quite com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares;
  6. ser considerado “apto” em todos os exames médicos pré-admissionais, devendo o candidato apresentar os exames clínicos e laboratoriais solicitados, os quais correrão às suas expensas;
  7. não acumular cargos, empregos ou funções públicas, exceto aqueles permitidos na Constituição
    Federal.

Com a liberação do edital, é possível que alguns desses requisitos sejam eliminados ou que mais requisitos venham ser adicionados.

A respeito dos cargos do concurso Guarda Municipal de Nova Iguaçu

São estipuladas como competências dos profissionais do certame, as seguintes atividades:

  1. zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município;
  2. prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais;
  3. atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais;
  4. colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social;
  5. colaborar com a pacificação de conflitos que seus integrantes presenciarem, atentando para o respeito aos direitos fundamentais das pessoas;
  6. VI – exercer as competências de trânsito que lhes forem conferidas, nas vias e logradouros municipais, nos termos da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), ou de forma concorrente, mediante convênio celebrado com órgão de trânsito estadual ou municipal;
  7. VII – proteger o patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município, inclusive adotando medidas educativas e preventivas;
  8. VIII – cooperar com os demais órgãos de defesa civil em suas atividades;
  9. IX – interagir com a sociedade civil para discussão de soluções de problemas e projetos locais voltados à melhoria das condições de segurança das comunidades; entre outras.

Como dito anteriormente, sem a liberação do edital, é possível que alguns desses requisitos sejam eliminados ou que mais requisitos venham ser adicionados.

Por onde começar a estudar para o Concurso Guarda Municipal de Nova Iguaçu?

Apesar do certame não estar com seu edital liberado, dá para se organizar da melhor forma possível dentro desses quatro meses de prova que antecedem a prova.

Se planejar é uma ótima opção nesse momento, então é válido recorrer a cronogramas de estudos, mapas mentais e várias outras situações que te ajudam a pôr a matéria em dia.

Sendo assim, você pode esperar as seguintes disciplinas para o concurso Guarda Municipal de Nova Iguaçu:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Informática;
  • Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo e de Legislação de Trânsito.

Como sempre nos preocupamos com nossos alunos, diante disso, em nosso canal no YouTube, iremos disponibilizar para vocês uma análise de edital a respeito do Concurso Guarda Municipal de Niterói, abordando os principais pontos do certame.

Caso queira entrar em contato para saber a respeito dos cursos ou indicar para um amigo, siga nossos perfis Facebook e Instagram.

Não se acanhe, será um prazer lhe ajudar a estudar e detonar a concorrência.

Posts Relacionados

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
O que você achou? Deixe um comentário!x