Concurso PC MG, confira tudo sobre o cargo de investigador!

Tempo de leitura: 5 minutos

Concurso PC MG, confira tudo sobre o cargo de investigador!

Esperado por muitos concurseiros, o concurso PC MG Investigador está sendo uma expectativa para o ano de 2019.

Ainda sem muitas informações, o que se sabe é que podemos ser pegos de surpresa com um novo concurso a qualquer momento, podendo oferecer vagas até para outros cargos, como os de téc. administrativo da PC MG.

Se tem interesse em fazer parte da polícia civil do estado de Minas Gerais, esse post é para você! Fique por dentro de tudo o que precisa saber a respeito do concurso PC MG para o cargo de investigador.

Sobre o concurso PC MG Investigador

Informações importantes sobre o concurso pc mg

A última prova do concurso ocorreu em 2014, ou seja há 05 anos atrás. Concursos públicos tem por via de regra tem como prazo de validade o tempo de 02 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período de tempo.

As responsáveis pela organização do certame da PC MG foram a Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc) e a Academia de Polícia (Acadepol – MG).

Na ocasião, o certame da PC MG ofereceu 1.000 vagas para o cargo de Investigador de Polícia I. Sendo um dos requisitos básicos ter diploma em nível superior e atender aos demais requisitos exigidos do edital.

Das 1.000 vagas, 10% eram destinadas a pessoas com deficiência.

Os profissionais aprovados irão exercer jornadas semanais de 40h, com remuneração inicial de R$ 2.766,94, correspondente ao Nível I, Grau A (termo técnico para os cargos iniciais de carreira).

Cabe ao Investigador da polícia civil ou Inspetor, a investigação criminal. São eles que fazem:

  • atividades investigativas;
  • levantamento de provas;
  • entrevistas de pessoas e análise de laudos;
  • interceptações, análises financeiras;
  • análise de vínculos, de quebras de sigilo e etc.

Ao fim de seus trabalhos, cabe a esses profissionais elaborarem o relatório investigativo que irá subsidiar o inquérito policial.

Caso queira confirmar ou até mesmo se preparara com o último edital do concurso PC MG Investigador, você consegue acessar o edital clicando sobre este link.

Agora que já sabemos o que faz um investigador da polícia civil, podemos voltar a falar das demais informações do concursos PC MG, vamos lá!

Os requisitos para o concurso PC MG Investigador

Os requisitos para o concurso PC MG Investigador

Como já citado acima, o último certame da polícia civil de Minas Gerais contou como um dos requisitos, nível superior para investidura do cargo. Além dele, esses foram outros requisitos exigidos:

  • Estar em dia com os direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino e eleitorais para ambos os sexos;
  • Ter idade mínima de dezoito anos completos;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação, categoria “B” ou superior em plena validade;
  • Possuir os requisitos psicológicos compatíveis com as atribuições do cargo, nos termos preconizados no Estatuto da Polícia Civil de Carreira do Estado;
  • Ter procedimento irrepreensível e idoneidade moral inatacável, os quais serão aferidos por meio de sindicância de vida pregressa e investigação social;
  • Não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público federal, estadual ou municipal;
  • Apresentar declaração de bens e valores patrimoniais;
  • O candidato deverá declarar, na ficha de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da matrícula no Curso de Formação Profissional.

Estudando para a prova do concurso PC MG Investigador

Estudando para a prova do concurso PC MG Investigador

A última prova para o cargo de investigador da polícia civil de Minas Gerais, contou com as seguintes disciplinas:

  • a) Língua Portuguesa: 20 questões.
  • b) Noções de Direito: 10 questões.
  • c) Direitos Humanos: 10 questões.
  • d) Noções de Medicina Legal: 10 questões.
  • e) Noções de Informática: 10 questões.

A prova teve um total de 60 questões de múltipla-escolha, cada uma com 04 (quatro) opções, existindo apenas uma opção a ser marcada em cada uma das questões.

Divididas por disciplinas, de acordo com cada área de conhecimento conhecida.

Por onde estudar para o Concurso PC MG Investigador?

Por onde estudar para o Concurso PC MG  Investigador?

Estudar para concursos nem sempre é uma tarefa fácil. Exige tempo, dedicação, esforço, entre outras coisas. Porém, nem todos conseguimos estudar de forma correta.

Imprevistos como o tempo, falta de dinheiro, entre outros, podem ser fatores que te atrapalham a alcançar o seu sonho da aprovação.

Uma forma de facilitar os estudos é buscar um cursinho ou algo que lhe oferece um conteúdo adequado e organizado para aquele concurso, como os que oferecemos em nosso site.

Caso ainda não o conheça, nosso site é: www.monsterconcursos.com.br que oferece cursos para vários concursos em todo o Brasil, além de concursos em outras áreas também (perfeito para indicar para os amigos).

Pensando assim, criamos o curso preparatório para o concurso PC MG Investigador, na qual você consegue ter acesso clicando em cima deste trecho.

Além do nosso curso online, também oferecemos vídeo-aulas em nosso canal no YouTube. Caso queira saber alguma informação a respeito do concurso PC MG Investigador, ou de outro concurso, nossos contatos são:

Será um prazer atender vocês e ajudá-los a lutarem pela sua aprovação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *