Polícia Civil de São Paulo divulga o Concurso Papiloscopista PC SP!

Tempo de leitura: 4 minutos

A Polícia Civil de São Paulo está passando por expansões, como já falamos do Concurso PC SP em outra publicação (que você consegue acessá-lo aqui). Dessa vez, iremos abordar um dos cargos que oferecerá 200 vagas para o cargo de Papiloscopista (Concurso PC SP Papiloscopista).

Neste post, falaremos um pouco mais sobre essa profissão em específico, sobre as provas, etapas e tudo mais que é necessário para saber do Concurso Papiloscopista PC SP.

Sobre o Concurso PC SP Papiloscopista

concurso pc civil sp 1 300x80 - Polícia Civil de São Paulo divulga o Concurso Papiloscopista PC SP!

Na manhã de hoje, foram divulgados os editais para o Concurso PC SP Papiloscopista e Concurso PC SP Agente de Telecomunicações. As inscrições ficarão abertas entre os dias 3 de maio e 1º de junho, em que podem ser realizadas no site da Fundação Vunespe, que é a responsável pela elaboração da prova.

O concurso é nível médio em que os interessados no Concurso PC SP Papiloscopista irão realizar a prova no dia 1º de julho e  a taxa de inscrição é de R$ 56,54 (cinquenta e seis reais e cinquenta e quatro centavos).

Os requisitos para o Concurso PC SP Papiloscopista

concurso guarda prisional pc civil 300x80 - Polícia Civil de São Paulo divulga o Concurso Papiloscopista PC SP!

Para poder se inscrever no Concurso Polícia Civil SP, é necessário atender alguns requisitos para concorrer aos cargos de escrivão e investigador, sendo estes:

  • Estar com o CPF regularizado
  • CNH categoria B

Os demais requisitos, são os comuns exigidos, como:  

  • ter nacionalidade brasileira ou gozar das prerrogativas dos Decretos nº 70.391/72 e nº 70.436/72 e da Constituição Federal, artigo 12, § 1º;
  • ser brasileiro nato, naturalizado ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto da igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do artigo 12, § 1º, da Constituição Federal;
  • ter, na data da posse, idade igual ou superior a 18 anos de idade; não registrar antecedentes criminais;
  • estar no gozo dos direitos políticos; estar em dia com as obrigações do serviço militar, observando o disposto no artigo 210, do Decreto Federal nº 57.654/66;
  • possuir a última declaração de Imposto de Renda entregue à Secretaria da Receita Federal ou declaração pública de bens; estar com o CPF regularizado;
  • ter plena capacidade física e mental para o exercício do cargo; ter conduta irrepreensível na vida pública e privada.

Vale lembrar que é sempre bom dar uma lida no edital (que você consegue acessá´-lo pelo site da banca organizadora) e tirar qualquer dúvida nele.

Atribuições de cargos Concurso PC SP Papiloscopista

pc go escrivão 300x80 - Polícia Civil de São Paulo divulga o Concurso Papiloscopista PC SP!

Cabe ao Papiloscopista o estudo de provas, como impressões digitais na palma das mãos, dedos e na sola dos pés através das papilas dérmicas aptas a identificar o ser humano.

Além disso, ele também cuida dos trabalhos de coleta, análise, pesquisa e arquivamento dos documentos pertinentes, assistindo ao Delegado de Polícia, além daquelas descritas em leis e portarias.

Também é função do Papiloscopista, planejar, coordenar e controlar a realização de captura e pesquisa em banco de dados automatizados de leitura, comparação e identificação de impressões papilares e realizar a inserção de fragmentos papilares questionados no banco de dados automatizados, bem como o processamento da imagem, pesquisa, leitura, comparação e identificação das impressões papilares padrão, entre outras.

A prova do Concurso Polícia Civil SP Papiloscopista

pc sp investigador 300x80 - Polícia Civil de São Paulo divulga o Concurso Papiloscopista PC SP!

A prova para o Concurso PC SP Papiloscopista contará com 80 questões de múltipla escolha, divididas em 2 módulos, em que no primeiro contém as seguintes matérias:

  • Língua Portuguesa (30)
  • Noções de Direito (06)
  • Noções de Criminologia (04)

Já o módulo 2, compreende as respectivas disciplinas:  

  • Noções de Informática e Comunicação (30)
  • Noções de Lógica (04)
  • Atualidades (06)

Além da prova objetiva, também tem a prova escrita (redação), no valor de 100 pontos, em que é avaliado se o aluno tem capacidade de discorrer sobre determinada temática, respeitando as normas de acordo com a Língua Portuguesa.

Logo em seguida, com datas pré-estabelecidas, tem a prova oral e depois a prova de títulos.

Estudando para o Concurso PC SP Papiloscopista

pc civil investigador 300x80 - Polícia Civil de São Paulo divulga o Concurso Papiloscopista PC SP!

Para já ir se preparando e ganhar vantagem no Concurso PC SP Papiloscopista, você pode assistir ao vídeo do Professor Davi Ferraz, sobre o plano de estudos (para os cargos de Investigador e Escrivão) até disponibilizarmos o vídeo do Concurso Polícia Civil SP Papiloscopista, além dos cursos que já oferecemos em nosso site (clique aqui para acessá-lo).

Depois dessas dicas, é só ir se preparando a nível Monster Concursos (que só nós oferecemos), caso surja alguma dúvida você consegue entrar em contato com a nossa equipe pelo Facebook ou Instagram, e aí é só ser feliz e aguardar sua aprovação!

………………………

✔ Cursos completos a partir de R$ 67.: https://monsterconcursos.com.br
✔ Cadastre-se em nossa Lista VIP e receba conteúdos incríveis.: https://goo.gl/jQDYPA
✔ Inscreva-se em nosso Canal do Youtube.: https://goo.gl/SnoZia
✔ Siga nosso Facebook.: https://goo.gl/m91u9q
✔ Conheça nosso Instagram.: https://goo.gl/qMMsLK

……………………………..

#monsterconcursos #aquiemonster #tudonossoenadadeles #monsterguerreiro #monsterguerreira #estudaqueavidamuda #estudaquepassa

lista vip monster concursos - Polícia Civil de São Paulo divulga o Concurso Papiloscopista PC SP!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *