Concurso PF, fique de olho nos cargos!

Tempo de leitura: 4 minutos

Nós já falamos sobre o Concurso PF, em outro post do blog, mas caso queira tirar a dúvida sobre ele, você pode rever aqui.

Em um comunicado do presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF), Luís Antônio Boundes, já foi definido que haverá 500 vagas para compor o quadro da Polícia Federal. De acordo com o presidente, as vagas serão distribuídas em:

Agente Policial (220 vagas);

  • Delegado (140 vagas);
  • Perito Criminal (50 vagas);
  • Escrivão de Polícia (60 vagas) e
  • Papiloscopista (30 vagas).

Agora, só resta a corporação espera que o Planejamento autorize essa distribuição.

Os cargos e remuneração do Concurso PF

Como dito anteriormente, a Polícia Federal irá oferecer 500 vagas que serão redistribuídas em: Agente Policial, Delegado, Perito Criminal, Escrivão e Papiloscopista.

Agora que já sabe sobre os cargos, a dúvida sobre o que cada um faz, fica pairando sobre o ar, mas não se preocupe, vamos entender o que cada um faz, e como será suas funções no Concurso PF!

Para o cargo de Agente Policial do Concurso PF, temos as seguintes atribuições: investigar e atuar em operações policiais, de forma que a prevenção e repressão de ilícitos penais, além de desempenhar outras atividades de interesse do Órgão, atuando como Polícia Judiciária da União.

Como o cargo de agente é extremamente versátil, proporciona uma enorme gama de possibilidades para o agente policial que ingressar no Concurso PF.

As atribuições para o cargo de Delegado no Concurso PF temos: organizar investigações e chefiar o combate a crimes contra a União, além de coordenar e orientar as equipes compostas de policiais para as missões que são designadas.

O cargo de Perito Criminal do Concurso PF, é o responsável por realizar exames periciais nos locais onde acontecem algum tipo de crime, realizando também exames em instrumentos que podem ou não terem sido utilizados em crimes.

Também cabe ao Perito Criminal, realizar pesquisas de interesse do serviço, coletar os dados e as informações necessárias para à complementação dos exames periciais, participando da execução das medidas de segurança, de forma que elas elas sejam cumpridas, entre outras funções que para quem escolher essa área, viverá essa realidade por meio do Concurso PF.

O Escrivão do Concurso PF, é o responsável por formalizar o inquérito policial, ou a documentação do mesmo. Documentando tudo o que acontece no inquérito, resumidamente, todas as informações devem ser informadas no papel pelo Escrivão.

Por último, mas não menos importante, vem o cargo de Papiloscopista, no Concurso PF. O nome pode parecer estranho, mas vamos entender o que faz esse profissional.

Cabe ao Papiloscopista colher as impressões digitais tanto em vivos, quanto mortos para reconhecimento de identificação civil e criminal, realizar a identificação papiloscópica e necroscopapiloscópica.

Com isso, o profissional elabora um respectivo laudo técnico e procede com a perícia iconográfica e ao retrato falado com a elaboração do respectivo laudo técnico.

Cada cargo tem sua remuneração. Para o Concurso PF com reajuste em dezembro de 2016, a remuneração de Delegados e Peritos ultrapassará os R$ 30 mil, e a dos Agentes e Escrivães ultrapassará os R$ 18 mil, no topo da carreira, atraindo mais ainda os concurseiros de plantão!

O último Concurso PF

O último Concurso PF foi em 2011 e 2014 e teve como banca organizadora o CESPE (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos).

A prova do Concurso PF da última edição, contou com a prova objetiva, que contemplou as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa,
  • Atualidades,
  • Raciocínio Lógico,
  • Noções de Informática,
  • Administração,
  • Contabilidade,
  • Economia
  • Direito (Penal, Processual Penal,
  • Administrativo e Constitucional, e
  • Legislação Especial.

Por onde começo a estudar para o Concurso PF?

Para quem tem interesse em fazer parte da Polícia Federal, por meio do Concurso PF, precisa ir se acostumando com uma rotina de estudos.

Nós do Monster, já temos o curso para Agente PF, que você pode acessá-lo aqui.

Mas se você se interessou por outra vaga, não se preocupe, brevemente traremos o curso para as demais vagas do Concurso PF, afinal, o concurso já foi autorizado, resta agora a publicação do edital para que tudo seja formalizado.

Mas o que fazer enquanto não sai o edital? Essa pergunta é bem simples de responder.

Você pode acompanhar nosso Facebook, onde fica por dentro de várias dicas, outros concursos e ainda pode entrar em contato com a gente caso tenha alguma dúvida.

Além do Facebook, nós também temos o nosso Instagram e o canal no YouTube que você tem acesso a aulas com diversos conteúdos que já podem ir te preparando para o Concurso PF.

Se concurso público era uma das suas aspirações para 2018, já vai riscando da lista, porque com o Monster, a chance fica maior ainda! #VemProMonster

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *