Concurso Polícia Civil MG: 119 vagas para o cargo de Escrivão!

Tempo de leitura: 20 minutos

O Estado de Minas Gerais está fazendo a alegria de muitos concurseiros nos últimos meses. Uma vez que a abertura de certames como, o Concurso PM MG e Bombeiro MG e o concurso Polícia Civil MG.

Com essa quantidade de concursos em andamento, fica difícil escolher apenas um. Sendo assim, neste post falaremos um pouco mais a respeito do concurso Polícia Civil MG de forma que você venha fazer a escolha certa e venha mudar de vida.

O Concurso PC MG teve sua autorização no mês retrasado (junho), por meio de um anúncio na página oficial do Facebook e seu edital liberado no último dia 05 do mês passado, oferecendo 119 vagas de nível superior para o cargo de escrivão.

A banca organizadora será a Fundação Mariana Resende Costa – FUMARC, a mesma que realizou a última do concurso Polícia Civil MG em 2011.

Se você tem interesse em fazer parte do concurso Polícia Civil MG, esse post é ideal para você ficar por dentro de tudo que precisa saber a respeito do certame.

Contextualizando o Concurso Polícia Civil MG pm es 300x80 - Concurso Polícia Civil MG: 119 vagas para o cargo de Escrivão!

Quando se pretende prestar concursos públicos, é preciso ter atenção com o que se pede em seu edital, bem como o que é realizado por cada cargo, a fim de ter certeza da escolha que será feita.

Sendo assim, o último concurso Polícia Civil MG para o cargo de Escrivão foi em 2011 e contemplou as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa (10 questões);
  • Conhecimentos Específicos :Direitos Humanos (05 questões);
  • Noções de Direito (10 questões);
  • Noções Básicas de Medicina Legal (05 questões);
  • Conhecimentos Gerais: História (10 questões);
  • Geografia (10 questões) e
  • Noções de Informática (10 questões).

Foram 60 (sessenta) questões no total que contemplaram essa edição  do concurso Polícia Civil MG, oferecendo 205 vagas para o cargo de Escrivão de Polícia Nível I (que é o cargo inicial desse tipo de série da carreira na polícia civil).

Além das questões, o Concurso PCMG 2011 contou com mais 05 (cinco) etapas, sendo elas:

  • Prova de Digitação.
  • Avaliação Psicológica.
  • Exames Biomédicos e Biofísicos.
  • Investigação Social.
  • Curso de Formação Policial (Aspirantado)

Os cargos para o Concurso PC MG

policia militar es 300x80 - Concurso Polícia Civil MG: 119 vagas para o cargo de Escrivão!

O presente edital do concurso Polícia Civil MG, tem como objetivo redistribuir entre as cidades do interior do Estado de Minas Gerais, 119 Escrivães de carreira inicial. Uma pergunta que é feita por muitos: “é o que é e o que faz um escrivão?”.

A resposta para essa pergunta é bem simples, uma vez que cabe ao Escrivão documentar e acompanhar o desenvolvimento de processos policiais. O trabalho de um Escrivão é de suma importância no andamento dos processos e depoimentos na delegacia.

Ele é quem materializa os atos de Polícia Judiciária definidos na esfera de sua competência funcional pelo Código de Processo Penal e por outras normas que regem a essa atividade, inclusive em técnicas e éticas.

Analisando o edital do último concurso Polícia Civil MG

concurso pc go escrivão 300x80 - Concurso Polícia Civil MG: 119 vagas para o cargo de Escrivão!

Como dito anteriormente, o último Concurso PC MG realizado para preencher os cargos de Escrivão, foi 2011. Na época, foram oferecidas, 205 e distribuídas nas seguintes cidades como mostra a imagem abaixo:

Apesar de ter sido liberado o edital do concurso Polícia Civil MG 2018, as cidades em que as vagas serão redistribuídas ainda não foram divulgadas, então será necessário aguardar até que eles venham liberar essa informação.

A edição de 2011 do Concurso PC MG, contou com os seguintes requisitos:

 

  • Ser aprovado, classificado, em ordem decrescente de pontuação, e nomeado na forma estabelecida no Edital;
  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto da Igualdade entre brasileiros e
    portugueses com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do artigo 12, §1º, da Constituição Federal;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também, com as militares;
  • Ter concluído o Curso Superior, de acordo com o artigo 10- III da Lei Complementar nº 84/2005, alterado pelo artigo 1º da Lei Complementar 113/2010, a ser comprovado mediante a entrega de cópia autenticada diploma ou certidão expedida por Faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação, na data da posse;
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da posse;
  • Gozar de direitos políticos.

Alguns detalhes do edital não podem passar despercebidos, como a questão da idade ou até mesmo, algo simples como estar em dias com as obrigações eleitorais, principalmente em ano político, que é o caso deste ano e do concurso Polícia Civil MG.

Sobre o concurso polícia civil mg 2018

pc go escrivão 300x80 - Concurso Polícia Civil MG: 119 vagas para o cargo de Escrivão!

As inscrições para o Concurso PC MG terão início a partir do próximo dia 12 (doze) de setembro e vão até o dia 22 (vinte e dois) de outubro deste ano, tendo como valor de taxa de inscrição de R$160,00 (cento e sessenta reais).

No anexo 17 do edital, fala da realização das provas, em que é afirmado que o prazo de validade do concurso PC MG é de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogável uma vez, por igual período conforme está no art. 37, inciso III, da Constituição da República/1988, contando da data da publicação de sua homologação.

Já pegue o calendário e vai marcando, entre as 09 horas do dia 12 de setembro até às 23 horas do dia 22 de outubro de 2018 você poderá se inscrever no certame, e até o dia 23 de outubro deste ano.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Academia de Polícia do Estado de Minas Gerais ou no site da banca organizadora, a FUMARC, dentro do período das inscrições citado acima.

O candidato que se enquadrar dentro das exigências do Concurso PC MG para solicitação de isenção de isenção de taxa do  pagamento do valor da inscrição, deverá observar rigorosamente as formalidades e condições previstas no Edital.

Vale lembrar que caso tente burlar esse sistema, o resultado pode vir a trazer a sua eliminação do certame em qualquer etapa, então atente-se a isso e como sempre falamos aqui, LEIA O EDITAL!

As provas acontecerão no dia 02 de dezembro deste ano, sendo aplicadas na cidade de Belo Horizonte, bem como as demais etapas do certame, como afirma no item 17 das Disposições Gerais do edital do concurso Polícia Civil MG:

“17.1 As provas, testes, avaliações e exames atinentes a todas as etapas deste concurso”

Desse modo, ao escolher fazer o concurso já tenha em mente a hospedagem, se será necessário um hotel, casa de um familiar, hostel, entre outros. Com a crescente tecnologia fica fácil saber onde tem vaga para poder dormir (amém!).

Uma situação que precisa ser citada e não pode ser esquecida é a questão da data de pagamento da taxa de inscrição do concurso Polícia Civil MG 2018, uma vez que passada a data, pode dizer adeus em fazer parte da Polícia Civil de Minas Gerais.

O Cartão Definitivo de Informação (CDI) do concurso pc mg estará disponível ao candidato, para impressão, nos endereços eletrônicos da ACADEPOL e FUMARC desde que efetivamente quitado valor da inscrição.

Além disso, o CDI só será reconhecido pelo sistema de arrecadação da Secretaria de Estado de em até 05 (cinco) dias úteis antes da data provável de aplicação da Prova Objetiva.

Os requisitos do Concurso PC MG 2018

guarda prisional se 300x80 - Concurso Polícia Civil MG: 119 vagas para o cargo de Escrivão!

Como de costume em concursos públicos, o concurso Polícia Civil MG 2018 para o cargo de escrivão conta com os seguintes requisitos dispostos no edital (que você pode acessá-lo no site da banca organizadora):

 

  • Ter sido aprovado, classificado, em ordem decrescente de pontuação, e nomeado na forma estabelecida neste Edital;
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da posse;
  • Ser brasileiro nato, naturalizado ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto da Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do artigo 12, §1º, da Constituição Federal;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também, com as militares;
  • Estar em pleno exercício de seus direitos civis e políticos;
  • Possuir curso superior estabelecido como pré-requisito, a ser comprovado mediante a entrega de cópia autenticada do diploma ou certidão expedida por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, na data da posse.

 

 

Analisando os requisitos do concurso da Polícia Civil MG 2018 com o de 2011 é possível perceber que não tiveram mudanças significativas referentes aos requisitos.

 

Concurso PC MG 2011

Concurso PC MG 2018

Ser aprovado, classificado, em ordem decrescente de pontuação, e nomeado na forma estabelecida no Edital

Ter sido aprovado, classificado, em ordem decrescente de pontuação, e nomeado na forma estabelecida neste Edital.

Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto da Igualdade entre brasileiros e  portugueses com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do artigo 12, §1º, da Constituição Federal;

Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da posse.

Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também, com as militares.

Ser brasileiro nato, naturalizado ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto da Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do artigo 12, §1º, da Constituição Federal.

Ter concluído o Curso Superior, de acordo com o artigo 10- III da Lei Complementar nº 84/2005, alterado pelo artigo 1º da Lei Complementar 113/2010, a ser comprovado mediante a entrega de cópia autenticada diploma ou certidão expedida por Faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação, na data da posse.

Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também, com as militares.

Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da posse;

Estar em pleno exercício de seus direitos civis e políticos

Gozar de direitos políticos.

Possuir curso superior estabelecido como pré-requisito, a ser comprovado mediante a entrega de cópia autenticada do diploma ou certidão expedida por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, na data da posse.

Com sete anos de diferença de um certame para o outro, a corporação segue a mesma linha a fim de continuar contribuindo para a segurança pública do estado de Minas Gerais.

As atribuições de cargo do concurso Polícia Civil MG 2018

concurso polícia civil mg
Policiais da PC MG

Muitos acreditam que o cargo de Escrivão, pela semelhança dessa palavra com a de “escrever”, seja um cargo em que o profissional apenas escreve ou redige textos, porém, não é bem assim. Aqui iremos entender o que realmente um escrivão faz.

Para o Concurso PC MG, os aprovados em todas as etapas serão profissionais da seguinte patente:  Escrivão de Polícia I, e tem como responsabilidade as seguintes atribuições:

  • registrar em termo declarações, depoimentos e informações de autores, suspeitos, vítimas, testemunhas, adolescente infrator e demais pessoas envolvidas nos procedimentos de polícia judiciária, mediante inquirição do Delegado de Polícia competente, cooperando na formulação das perguntas a serem respondidas;
  • lavrar os autos de prisão em flagrante, sob a presidência e direção do Delegado de Polícia, e expedir as respectivas comunicações pertinentes às prisões;
  • realizar a autuação, movimentação, remessa e recebimento dos inquéritos policiais, processos e demais procedimentos legais.

Além dessas atribuições, as demais estão disponíveis do edital do concurso polícia civil mg. Além disso, a jornada de trabalho é de 40 horas semanais, de modo que cabe ao escrivão:

  • prestar serviços em condições adversas de segurança, seguir o cumprimento de jornadas normais e excepcionais, sujeito a plantões noturnos e a convocações a qualquer hora e dia, inclusive durante o repouso semanal e férias, garantidas, em caso de se exceder a carga horária prevista em lei, as compensações devidas;
  • pelo dever de imediata atuação, sempre que presenciar a prática de infração penal, independentemente da carga horária semanal de trabalho, do repouso semanal e férias, respeitadas as normas técnicas de segurança;
  • pela realização de diligências policiais em qualquer região do Estado ou fora dele.

Entre outras atividades que podem vir a acontecer durante a rotina trabalhista.

O Concurso PC MG possui como vencimento inicial para o cargo de Escrivão de Polícia I, de nível I, Grau A, é de R$ 4.098,39 (quatro mil, noventa e oito reais e trinta e nove centavos), disposto em lei desde 16 de agosto de 2011.

As etapas do Concurso PC MG 2018

Cada concurso pode apresentar diferentes etapas para classificar seus aprovados, neste caso, o concurso Polícia Civil MG possui 5 etapas, sendo elas:

  1. Provas de Conhecimentos Objetiva  de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Prova de Digitação, de caráter eliminatório;
  3. Exames Biomédicos e Biofísicos, de caráter eliminatório;
  4. Provas de Títulos, de caráter classificatório;
  5. Investigação Social, de caráter eliminatório.

Diante do exposto, vamos compreender mais a respeito de cada etapa do concurso polícia civil mg 2018, começando pela prova objetiva.

A prova referente ao certame da pc mg 2018 será composta por 60 (sessenta) questões de múltipla escolha, em que cada uma conterá 04 (quatro) alternativas de respostas, existindo apenas uma resposta correta.

A prova será dividida da seguinte forma pelas disciplinas:

  • 20 questões de Língua Portuguesa.
  • 14 questões de Noções de Informática.
  • 10 questões de Noções de Direito.
  • 06 questões de Direitos Humanos.
  • 05 questões de Noções de Medicina Legal.
  • 05 questões de Noções de Criminologia.

Sendo de caráter eliminatório e classificatório, a prova do concurso polícia civil mg será realizada terá duração mínima de 2h e máxima de 4h, e não haverá prorrogação do tempo de realização da mesma.

Posto isso, é de responsabilidade do candidato o cumprimento de horário das provas, bem como analisar a melhor forma para chegar até o local que estará disponível em seu CDI quando o emitir.

Dispostos a partir do item 4 do edital do concurso polícia civil mg, cada questão da Prova Objetiva valerá 1 (um) ponto e serão apenas considerados os candidatos que obtiverem o mínimo de 60% (sessenta por cento) das respostas corretas.

Os candidatos que tiverem nota inferior ao equivalente de  20% ou ainda que no somatório final da nota obtenha índice igual ou superior a 60% das respostas corretas, serão eliminados.

Para poder comparecer na prova objetiva Concurso PC MG, é necessário estar presente com o documento de identidade no local de provas. Uma vez que apenas o CDI não será aceito para a identificação do candidato.

O edital do certame da polícia civil de MG também se preocupa em casos de perdas, roubo ou na falta do documento de identidade, o candidato deverá apresentar outro documento equivalente com foto se atentando ao que exige no edital.

A prova de digitação do concurso Polícia Civil MG 2018

Os candidatos que forem aprovados na primeira etapa do Concurso PC MG, serão convocados para a Prova Prática de Digitação. Segundo o edital, o número de aprovados será de 714 candidatos de melhor pontuação habilitados na primeira fase.

Com data já pré estabelecida, a Prova Prática de Digitação, será realizada em
Belo Horizonte, sendo aplicada no período provavelmente de 04 (quatro) de fevereiro de 2019 a 07 (sete) de fevereiro de 2019.

Assim como na prova objetiva os locais e hora de realização da Prova Prática de Digitação do concurso Polícia Civil MG estarão disponíveis para consulta na internet no mínimo 05 (cinco) dias antes da data de sua realização, nos endereços eletrônicos da ACADEPOL e FUMARC.

A prova dessa etapa do certame da polícia civil será realizada em um microcomputador desktop arquitetura Windows, teclado Português Brasil ABNT2 e Editor de Texto (writer do LibreOffice 6 ou superior, em plataforma Microsoft Windows).

Os Exames Biomédicos e Biofísicos do Concurso PC MG 2018

Muitos se preocupam com a parte dos exames de um concurso. No caso do Concurso Polícia Civil MG, os Exames Biomédicos e os Exames Biofísicos ocorrerão em momentos distintos.

Apenas os candidatos aprovados nos Exames Biomédicos poderão se submeter aos Exames Biofísicos. Esses testes irão apontar se os candidatos possuem gozam de boa saúde física, se não são portadores de doenças, entre outras possíveis mazelas que venham interferir no exercício da função  para o cargo de Escrivão.

Já os Exames Biofísicos servem para comprovar se os candidatos apresentam as seguintes características:

  • compatibilidades físicas com as atividades de um policial civil;
  • leves variações de normalidade, não incapacitantes, para a profissão
  • alterações, potencialmente incapacitantes de imediato ou a curto prazo, ou
    determinantes de absenteísmos frequentes ou com iminente risco de se potencializar ou capaz de colocar em risco a segurança própria e de terceiros.
  • E os testes que serão realizados para fazer a eliminatória nesta fase do concurso Polícia Civil MG 2018 serão os seguintes dispostos no edital:
  • flexão de braço;
  • agilidade e coordenação motora;
  • corrida de 50 (cinquenta) metros rasos;
  • teste de cooper.

Segundo o edital, cada teste terá um tempo específico para ser realizado e terá pontuação máxima de 25 (vinte e cinco) pontos, que serão dados tendo em vista de acordo com a capacidade e sanidade física de cada candidato.

E os candidatos que obtiverem o mínimo de 40 (quarenta) pontos do total dos testes a que foram submetidos, poderá concorrer a próxima etapa do Concurso PC MG.

A respeito da prova de títulos do concurso da Polícia Civil MG

A etapa que consiste em análise de títulos (que são os níveis de ensino que cada participante possui), como o diploma em ensino superior, entre outros.

Para ocorrer essa análise no certame da Polícia Civil MG, constituirão os seguintes títulos, para esse efeito, observando os seguintes critérios:

  • diploma de Curso Superior, excetuado o diploma referente ao curso que será usado para nomeação no cargo de Escrivão de Polícia I, expedido por estabelecimento de ensino oficial ou reconhecido: 02 (dois) pontos;
  • diploma de curso de pós-graduação, expedido por estabelecimento de ensino oficial ou reconhecido a saber; [

Além desses, as áreas posteriores ao nível superior também contam como pontos e tem a seguinte distribuição:

  • lato sensu – Especialização: 02 (dois) pontos.
  • stricto sensu – Mestrado: 03 (três) pontos.
  • stricto sensu – Doutorado: 04 (quatro) pontos.

Essa distribuição ajuda na questão de empates, sendo um dos quesitos para o desempate para o Concurso PC MG 2018, te dando vantagem a respeito dos demais candidatos.

O Concurso PC MG e a Investigação Social

A Polícia Civil de MG realiza a Investigação Social tem como objetivo verificar se o candidato ao cargo de Escrivão de Polícia I apresenta a idoneidade moral e conduta compatíveis com as responsabilidades que são exigidas para o cargo.

Para que isso venha ocorrer, serão analisados fatores como:

  • prática de ato tipificado como ilícito penal;
  • prática, em caso de servidor público, de transgressões disciplinares;
  • prática de ato que possa importar em repercussão social de caráter negativo ou comprometer a função de segurança e confiabilidade da Instituição Policial;
  • dependência química (drogas lícitas e/ou ilícitas).

Caso não preencha um destes requisitos, vale a pena conferir o edital para que não venha ter nenhuma surpresa em reta final do concurso Polícia Civil MG 2018.

Estudando para o Concurso Polícia Civil MG 2018

Para ir se programando para a prova do Concurso PC MG para o cargo de Escrivão, você pode acompanhar o material que disponibilizamos no nosso canal, e também adquirir o nosso curso clicando neste link.

Além disso, você pode procurar em nosso canal, as aulas que estão sendo postada a respeito do concurso Polícia Civil MG, pare ter acesso a esse conteúdo, clique aqui.

Caso ainda tenha alguma dúvida a respeito do concurso, você pode entrar em contatos conosco pelo Instagram e Facebook, ficando por dentro de tudo o que precisa saber a respeito sobre os concursos da área policial.

Agora você já tem boas dicas para ir se preparando para o Concurso Polícia Civil MG e aproveitar o conteúdo que só o Monster Concursos pode te oferecer.

Informações Gerais do Concurso OC

  1. Concurso: Polícia Civil de Minas Gerais (Concurso Polícia Civil MG)
  2. Banca organizadora: FUMARC
  3. Cargos: Escrivão
  4. Escolaridade: Nível Superior
  5. Número de vagas: 119
  6. Remuneração: Até R$ 5 mil
  7. Data da prova: 02 de dezembro de 2018

………………………

✔ Cursos completos a partir de R$ 67.: https://monsterconcursos.com.br
✔ Cadastre-se em nossa Lista VIP e receba conteúdos incríveis.: https://goo.gl/jQDYPA
✔ Inscreva-se em nosso Canal do Youtube.: https://goo.gl/SnoZia
✔ Siga nosso Facebook.: https://goo.gl/m91u9q
✔ Conheça nosso Instagram.: https://goo.gl/qMMsLK

……………………………..

#monsterconcursos #aquiemonster #tudonossoenadadeles #monsterguerreiro #monsterguerreira #estudaqueavidamuda #estudaquepassa

lista vip monster concursos - O que eu preciso saber sobre o Concurso CBM MS?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *