Concurso Unificado: decreto é publicado com as regras e comissão

CNU Slide decreto 1024x421 - Concurso Unificado: decreto é publicado com as regras e comissão

Foi divulgado o decreto que traz as regras e oficializa o Concurso Nacional Unificado. O documento está assinado pelo presidente Lula.

Foi lançado um decreto com todas as regras do Concurso Nacional Unificado, galera! O papel também traz o esquema da Comissão de Governança e comenta sobre o comitê consultivo que vai reunir um monte de gente dos órgãos.

A parada saiu no Diário Oficial da União e foi assinada pelo presidente Lula. Isso é um passo importante na direção do Concurso Unificado porque oficializa a ideia do governo. Dessa forma,  hoje, sexta-feira, dia 29, vão soltar a lista completa dos órgãos que entraram nessa CNU.

A ministra Esther Dweck, do Ministério da Gestão e Inovação, também, vai mandar uma coletiva de imprensa hoje, às 14h, para falar sobre a organização do Concurso Unificado. 

Então, o que esse decreto do Concurso Unificado está dizendo, né? Ele coloca as regras principais desse evento todo, incluindo como a comissão funciona, o lance de adesão, os gastos, o comitê e grupos que vão tocar a parada.

Os objetivos do Concurso Unificado, de acordo com esse decreto, são:

  1. Dar chance igual para todo o mundo concorrer a vagas de servidor público.
  2. Botar um padrão na hora de fazer as provas.
  3. Melhorar a seleção de servidores públicos para conseguir quem tem certa qualificação para trabalho público.
  4. Garantir que a seleção dos candidatos seja imparcial em todas as fases do negócio.

Essa proposta da ministra Esther Dweck saiu em agosto e está indo bem rápido.

Sobre os órgãos aderirem ou não ao Concurso Unificado

o MGI já disse que está na base de “quem quer participar”. Ninguém é obrigado. Assim, Todo mundo que tem vagas autorizadas foi chamado pra festa.

Eles têm que assinar um termo de adesão até hoje, dia 29. Desse modo, Esse papel vai dizer como as coisas vão funcionar e quais são as obrigações de todo o mundo. Alguns órgãos tão entrando de forma meio capenga, como o MCTI e a Fiocruz.

Sobre a grana, o decreto fala que os gastos com o Concurso Nacional Unificado serão divididos entre os órgãos que participarem. Dessa forma, Quem define os critérios é o Ministério da Gestão e Inovação (MGI).

Grupos técnicos operacionais

Ainda de acordo com o decreto, a Comissão de Governança poderá elaborar grupos técnicos operacionais que ficarão responsáveis pela organização e pelo acompanhamento do Concurso Nacional Unificado, visando:

  • elaborar e propor o plano de trabalho do Concurso Público Nacional Unificado ao Comitê Consultivo e Deliberativo;
  • propor os agrupamentos de cargos e elaborar os editais junto à banca examinadora, conforme orientação do Comitê Consultivo e Deliberativo;
  • apoiar e assessorar o Comitê Consultivo e Deliberativo;
  • acompanhar e fiscalizar a execução do plano de trabalho; e
  • acompanhar e fiscalizar a realização do certame.

Quer saber mais sobre o Concurso Nacional Unificado?

Quer saber mais sobre a remuneração do Concurso Nacional Unificado?

Posts Relacionados

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
O que você achou? Deixe um comentário!x