Concursos em Alagoas: governador anuncia editais para 1º semestre de 2021

 Concursos em Alagoas: governador anuncia editais para 1º semestre de 2021

O governador de Alagoas, Renan Filho, afirmou ao vivo em entrevista ao programa Fique Alerta, da TV Pajuçara, nessa terça-feira (1º), que o governo trabalha para ter os editais dos concursos públicos ainda no primeiro semestre de 2021 e que mais de 5 mil vagas devem ser disponibilizadas nos editais. 

Alguns deles já estão mais avançados os editais, como o da Polícia Militar, para soldados e oficiais, do Corpo de Bombeiros da mesma maneira para soldados e oficiais. Estamos finalizando a estruturação do concurso para saúde, que será um concurso amplo para várias carreiras na saúde pública. Para médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outras categorias também. Vamos fazer concursos para perícia oficial. Concurso para educação, para professores e também estamos estudando a possibilidade de oferecer vagas para a parte administrativa das escolas, de maneira que vamos fazer um amplo ciclo de concursos no ano que vem, justamente por conta da pandemia de 2020 que nos impediu de realizar concursos públicos. Será um marco significativo para o estado. Esperamos que no total tenhamos mais de 5 mil vagas para todas essas carreiras”, detalhou Renan Filho.

“Nós vamos trabalhar para soltar todos os editais no primeiro semestre de 21. Para que isso seja agilizado. Obviamente tem caminhos a seguir, o estado tem que observar as condições financeiras, as condições legais que são checadas pela Procuradoria Geral do Estado. Por isso que nessa reunião que fizemos há pouco, reunimos o Gabinete Civil, a Secretaria da Fazenda, Procuradoria Geral do Estado, a Secretaria de Planejamento Gestão e Patrimônio, para que todos juntos, a gente avalie as diferentes nuances de concursos como esses para que, ainda em 2021, possa lançar a maior parte dos concursos públicos. Essa é a ideia porque um concurso leva tempo para ser realizado, então a gente precisa agilizar”, respondeu o governador.

Veja outros trechos da entrevista

Segurança

“Na segurança estamos com os maiores índices de redução de violência da nossa história. Precisamos dar sequência ao trabalho que é feito, valorizar o policial que está trabalhando e contratar novos policiais para darmos os próximos passos. Vamos construir novos Centros Integrados de Segurança Pública, ampliar delegacias regionais, fortalecer a segurança em Maceió e Arapiraca”. 

Saúde

“Na saúde, nós construímos cinco novos hospitais. Nos próximos dias vamos iniciar o Hospital da Criança, de maneira que a gente precisará da contratação de novos profissionais. Ainda em dezembro vamos começar a construção de duas novas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) em Maceió. São obras que precisarão de mais profissionais na saúde”.

Educação

“E na educação temos uma quantidade de professores contratados que vem prestando serviço ao Estado. Vamos diminuir esses professores contratados e vamos fazer concurso público para aumentar a contribuição previdenciária e aí fazer uma nova leitura sobre a questão previdenciária na educação. São questões muito importantes para estruturação do Estado no futuro, para valorização do servidor, para revisão das carreiras e nós vamos trabalhar nisso nos anos de 2021 e 2022”.

Convocações

“Vamos trabalhar por isso. Agilizar é no sentido de fazer o concurso e poder convocar todo mundo, para em 2022 eles já estarem trabalhando. Aqui e acolá, concurso público é um processo seletivo complexo, precisa contratar empresa, precisa dar tudo certo para que a gente possa convocar as pessoas. Temos experiências muito bem sucedidas. Fizemos concursos públicos para outras áreas e convocamos as pessoas todas, tanto para educação como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. E agora vamos fazer novamente para educação, saúde pública e voltar a fazer concurso para segurança”.

“Espero que dê tudo certo para que a gente possa convocar todo mundo. Serão 5 mil novos servidores públicos pelo menos, acho que mais que isso. Nos próximos dias poderei detalhar cada carreira para que as pessoas acompanhem quantas vagas são para cada um, decida qual concurso vai fazer. Isso é muito legal. Espero que a gente consiga ver o estado de Alagoas sempre forte a diante garantindo as condições para realizar concursos públicos. Pagando salário em dia, como fizemos esse ano com os salários todos em dia, inclusive, antecipamos o pagamento do 13º salário”.

Fonte: https://www.tnh1.com.br/noticia

Posts Relacionados

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
O que você achou? Deixe um comentário!x