Deficit no efetivo da PC/PM – MG gera demanda de novos concursos

Tempo de leitura: 1 minuto

Minas Gerais deve abrir novos certames para solucionar problema de defasagem no número de Policiais Civis (PC) e Policiais Militares (PM) atuando no estado.

concurso da pc mg 2019 - Deficit no efetivo da PC/PM - MG gera demanda de novos concursos

O quadro está em análise, mas os representantes das forças policiais de Minas Gerais  admitiram, na segunda reunião da Assembleia Fiscaliza, ocorrida na terça-feira (8/10/19), que o estado possui um deficit de aproximadamente 43% no número de agentes da área da segurança pública.  

Os debates sobre a questão apontam que a defasagem no número de efetivos das forças de segurança pública representa um quadro de instabilidade governamental insustentável.

De acordo com o chefe da Polícia Civil estadual, delegado-geral Wagner Pinto, a situação é “alarmante”.

Para normalizar a situação, a recomposição do quadro funcional está sendo discutida com o governo e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, general Mário Lúcio de Araújo, anunciou a realização de estudos para a abertura de concursos públicos

A expectativa é de que os concursos sejam realizados no próximo ano.

Situação atual dos policiais de Minas Gerais

Atualmente a Polícia Militar de Minas Gerais possui um deficit de 16 mil policiais, o quadro da Polícia Civil não é tão diferente, segundo Pinto a Polícia Civil possui atualmente 9.902 agentes que atuam em 853 municípios.

Esse número é cerca de 43,4% inferior ao esperado, pois a previsão do efetivo legal da PC MG é de 17.517 policiais.

Reforma da previdência e a redução do número de servidores públicos da PM e PC

Outro aspecto que vem reforçando a necessidade de novas contratações refere-se a aprovação da reforma da previdência, possivelmente irá levar um grande número de policiais a antecipar a aposentadoria, ou seja, a necessidade de novas contratações será ainda mais urgente.

Quer conquistar a vaga no concurso da PM MG Soldado

Prepare-se com quem mais entende do assunto!

Prepare se para o concurso de Vigilante Penitenciário de Goiás - Deficit no efetivo da PC/PM - MG gera demanda de novos concursos

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *