Inscrições para o Concurso PM MG Oficial se encerram hoje!

Tempo de leitura: 10 minutos

Publicado no final do ano passado, o edital do Concurso PM MG Oficial para 2019 inicia as inscrições hoje e nós te deixamos por dentro de todas as informações deste certame…

O certame será gerenciado pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH), por meio do Centro de Recrutamento e Seleção (CRS) da PMMG.

De acordo com o edital o certame tem por objeto o provimento de 120 vagas para o cargo público referente ao quadro de oficiais da PMMG.

A remuneração básica inicial para o Cadete do 1º ano do CFO/2019 é de R$ 5.769,42 (cinco mil, setecentos e sessenta e nove reais e quarenta e dois centavos).

Comece os estudos agora > CURSO COMPLETO OFICIAL PM MG

Comece os estudos agora > REVISÃO PRESENCIAL OFICIAL PM MG

Comece os estudos agora >TURMA ELITE OFICIAL PM MG

SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO

Curso de Formação de Oficiais PM MG
Curso de Formação de Oficiais PM MG

O Curso de Formação de Oficiais funcionará na Escola de Formação de Oficiais (EFO) da Academia de Polícia Militar (APM), na Rua Diábase, nº 320, bairro Prado, na capita, Belo Horizonte.

O Curso terá duração de dois anos e seis meses acadêmicos e seis meses de aspirantado, com início previsto para agosto/2019, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Durante o curso será obrigatório o alojamento do Cadete nos primeiros 12 (doze) meses de curso (pernoitar nos aquartelamentos), no todo ou em parte, com a finalidade de familiarizar-se ao regime da caserna e às atividades militares, de acordo com o Regimento da Escola.

O Curso, por sua natureza, exige a verificação de mudança comportamental do discente em circunstâncias de estresse psicológico e físico, razão pela qual os alunos serão submetidos a realização de atividades que exigem resistência física e controle emocional, como forma de desenvolver no discente a resistência à fadiga, tenacidade, perseverança e preparação psicológica para superar eventuais adversidades da profissão.

DAS CONDIÇÕES GERAIS DE INGRESSO

Concurso CFO PM MG 2019
Concurso CFO PM MG 2019

São requisitos legais para o ingresso no CFO da PMMG:

  • a) ser brasileiro nato;
  • b) possuir título de bacharel em Direito, obtido em estabelecimento reconhecido pelo sistema de ensino federal, estadual ou do Distrito Federal;
  • c) estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
  • d) ter entre 18 (dezoito) e 30 (trinta) anos de idade na data da inclusão, prevista para o dia 26/08/2019;
  • e) possuir idoneidade moral;
  • f) ter altura mínima de 1,60m (um metro e sessenta centímetros);
  • g) ter sanidade física e mental;
  • h) ter aptidão física;
  • i) ser aprovado em avaliação psicológica;
  • j) não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar; e
  • k) não ter sido demitido da PMMG, de outra instituição militar estadual ou das Forças Armadas.

DAS ATRIBUIÇÕES DO CARGO

Cedete da Polícia Militar de Minas Gerais
Cadete da Polícia Militar de Minas Gerais

O  Cadete PM: exercer atividade estudantil, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de duração do CFO, conforme normas da Educação de Polícia Militar em vigor e Regulamentos da Escola

Já o Aspirante a Oficial PM: exercer atividades inerentes aos oficiais subalternos (Tenentes), com atribuições e deveres semelhantes, respeitadas as restrições previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes.

O 2º Tenente PM, por sua vez irá promover a segurança pública por meio de ações e operações policiais militares, coordenando, controlando e monitorando os resultados alcançados. Para tanto, a atuação do Tenente compreende as seguintes atribuições específicas, dentre outras:

  • a) comandar pelotão;
  • b) coordenar policiamento ostensivo, reservado e velado;
  • c) assessorar o comando;
  • d) gerenciar recursos humanos e logísticos;
  • e) participar do planejamento de ações e operações;
  • f) desenvolver processos e procedimentos administrativos;
  • g) atuar na coordenação da comunicação social;
  • h) promover estudos técnicos e de capacitação profissional;
  • i) pautar suas ações em preceitos éticos, técnicos e legais.

Comece os estudos agora > CURSO COMPLETO OFICIAL PM MG

Comece os estudos agora > REVISÃO PRESENCIAL OFICIAL PM MG

Comece os estudos agora >TURMA ELITE OFICIAL PM MG

DAS VAGAS E VALIDADE

Serão oferecidas 120 (cento e vinte) vagas, sendo 108 (cento e oito) vagas destinadas aos candidatos do sexo masculino e 12 (doze) vagas às candidatas ao sexo feminino.

Este concurso terá validade de 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, contados da data do resultado final/homologação do concurso.

DAS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO PM MG OFICIAL 2019

INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO PM MG OFICIAL
INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO PM MG OFICIAL

As inscrições do concurso serão realizadas entre 06 de fevereiro de 2019 e 07 de março de 2019, no endereço eletrônico oficial da Polícia Militar (www.policiamilitar.mg.gov.br/crs).

O valor da taxa de inscrição é de R$173,00 (cento e setenta e três reais) e não será devolvido ao candidato, salvo se ocorrerem as hipóteses de: pagamento em duplicidade; pagamento extemporâneo; cancelamento; suspensão ou adiamento do concurso público.

O pagamento deverá ser feito até o final do expediente bancário do dia 08/03/2019 (a inscrição via Internet somente será efetivada após o pagamento da taxa).

DAS FASES DO CONCURSO

Fases do Concurso PM MG
Fases do Concurso PM MG

O concurso consiste em 02 (duas) fases:

  1. a) 1ª fase: Provas de Conhecimentos (objetiva e dissertativa).
  2. b) 2ª fase: Avaliações Psicológicas, Avaliação Física Militar (AFM) e Exames de Saúde

(preliminares e complementares), Exame Toxicológico, Prova Oral e Prova de Títulos.

1ª FASE – PROVAS DE CONHECIMENTOS PROVA OBJETIVA E DISSERTATIVA

As Provas de Conhecimentos (prova objetiva e dissertativa) serão realizadas nas cidades de Belo Horizonte/RMBH, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas.

As provas (objetiva e dissertativa) serão aplicadas na data de 07/04/2019, domingo, com início previsto para às 08h30min.

A PROVA OBJETIVA terá 03 (três) tipos de provas (A, B e C) todas de caráter eliminatório e classificatório e constará de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, contendo 04 (quatro) alternativas de respostas, devendo ser marcada apenas 01 (uma) delas, no valor de 3,0 (três) pontos cada questão, totalizando 120 (cento e vinte) pontos, e serão 05 (cinco) questões para cada um dos seguintes conteúdos:

  • a) Língua Portuguesa;
  • b) Direito Constitucional;
  • c) Direito Penal Militar;
  • d) Direito Penal;
  • e) Direito Processual Penal Militar;
  • f) Direito Processual Penal;
  • g) Direito Administrativo;
  • h) Legislação Extravagante e Legislação Institucional.

A PROVA DISSERTATIVA (redação) é de caráter eliminatório e classificatório e consiste na redação de tema que será fornecido no momento da prova.

A redação deverá conter, no máximo, 30 (trinta) linhas e, no mínimo, 120 (cento e vinte) palavras, tendo valor de 100 (cem) pontos, assim distribuídos:

  • a) ortografia: 20 (vinte) pontos;
  • b) morfossintaxe: 20 (vinte) pontos;
  • c) pontuação: 20 (vinte) pontos;
  • d) conteúdo: 40 (quarenta) pontos.

Comece os estudos agora > CURSO COMPLETO OFICIAL PM MG

Comece os estudos agora > REVISÃO PRESENCIAL OFICIAL PM MG

Comece os estudos agora >TURMA ELITE OFICIAL PM MG

2ª FASE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, AVALIAÇÃO FÍSICA MILITAR (AFM), EXAMES DE SAÚDE (PRELIMINARES E COMPLEMENTARES), EXAMES TOXICOLÓGICOS, PROVA ORAL E PROVA DE TÍTULOS

As avaliações psicológicas, de caráter eliminatório, serão realizadas em Belo Horizonte ou Contagem, por clínicas psicológicas credenciadas e supervisionadas pela PMMG, as quais serão divulgadas aos candidatos, no ato da convocação para a realização dos exames.

A Avaliação Física Militar (AFM) é composta de Avaliação Médica (AM)/Controle Fisiológico (CF) e do Teste de Capacitação Física (TCF).

O TCF terá caráter eliminatório e classificatório, devendo o candidato alcançar o mínimo de 60% (sessenta por cento) de rendimento em cada modalidade para aprovação.

Os exames de saúde dividem-se em duas etapas: exames preliminares e exames complementares e serão realizados conforme os termos da Resolução Conjunta nº 4.278, de 10/10/2013 e suas alterações.

Essa resolução contém a relação das doenças e alterações incapacitantes para ingresso na PMMG, encontrando-se disponível no site do CRS, sendo de inteira responsabilidade do candidato seu conhecimento.

Os exames preliminares de saúde são de caráter eliminatório.

O exame toxicológico, que compõe a categoria dos exames complementares de saúde e possui caráter eliminatório, é utilizado para avaliar a sanidade física e mental do candidato mediante a detecção ou não do uso de drogas ilícitas que causem dependência química ou psíquica de qualquer natureza

A janela de detecção será de 180 (cento e oitenta) dias anteriores à data do exame. Serão coletadas amostras de cabelo ou pelos que poderão ser retirados da barba, bigode, axilas, peito, costas, pernas, braços e pubianos.

A prova oral, de caráter eliminatório, valerá 100 (cem pontos), será realizada em Belo Horizonte, e abrangerá as seguintes áreas temáticas:

  • a) Direito Constitucional;
  • b) Direito Penal Comum e Militar;
  • c) Direito Processual Penal Comum e Militar;
  • d) Direito Administrativo.

A prova de títulos será de caráter classificatório e terá o valor de 10 (dez) pontos, assim divididos:

Prova de Títulos PM MG
Prova de Títulos PM MG

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PARA O CFO/2019

Cronograma Concurso PM MG Oficial 2019
Cronograma Concurso PM MG Oficial 2019

ESTUDANDO PARA O CONCURSO PM MG OFICIAL 2019

CONCURSO PM MG OFICIAL 2019
CONCURSO PM MG OFICIAL 2019

Bom, nós sabemos que tem bastante tempo para estudar, então não tem desculpa, os candidatos podem começar a se preparar agora, para que no dia da prova estejam 100% prontos para arrasar!

E nós vamos te ajudar a conquistar a tão sonhada vaga no Concurso PM MG Oficial 2019.

Primeiro você pode conferir aqui no nosso canal do Youtube a análise do Edital do Concurso PMMG CFO 2019 – Análise de Edital

Além disso você pode começar agora o nosso curso preparatório AGOOOORAAA

Comece os estudos agora > CURSO COMPLETO OFICIAL PM MG

Comece os estudos agora > REVISÃO PRESENCIAL OFICIAL PM MG

Comece os estudos agora >TURMA ELITE OFICIAL PM MG

Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais a respeito de outros concursos, acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram, que você fica por dentro de dicas, informações sobre concursos e muito mais conteúdos como o material disponibilizado no canal no YouTube e ficar por dentro de aulas gratuitas.

INFORMAÇÕES SOBRE O CONCURSO PM MG OFICIAL 2019

  • Concurso: Polícia Militar de Minas Gerais
  • Banca organizadora: Centro de Recrutamento e Seleção (CRS)
  • Escolaridade: Ensino superior
  • Número de vagas: 120
  • Remuneração: R$ 5.769,42
  • Inscrições: entre 06 de fevereiro de 2019 e 07 de março de 2019
  • Taxa de Inscrição: R$173,00
  • Provas: 07 de abril de 2019
  • Situação: EDITAL PUBLICADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *