Concurso Guarda Municipal de Salvador, uma das expectativas para 2019

 Concurso Guarda Municipal de Salvador, uma das expectativas para 2019
GM SALVADOR 1024x256 - Concurso Guarda Municipal de Salvador, uma das expectativas para 2019

Dentre tantos concursos esperados para a Bahia neste ano, a novidade da vez é a possibilidade de um concurso para a Guarda Municipal de Salvador / BA.

Um novo certame é necessário diante da situação de que o último ocorreu há 10 anos atrás (2008). Logo, o quadro de funcionários veio enfrentando diferentes quedas.

Se você tem interesse em alguma carreira policial, esse post é pra você! Confira aqui todas as informações necessárias a respeito do concurso Guarda Municipal de Salvador e prepare-se da melhor forma possível.

O que você precisa saber sobre o Concurso Guarda Municipal de Salvador?

O objetivo do certame é aumentar o efetivo da corporação. Diante disso, o atual prefeito de Salvador, já disse que pretende expandir o quadro de funcionários, de modo que o concurso venha suprir a carência da instituição.

Dentre os requisitos básicos para investidura de cargo do Concurso Guarda Municipal de Salvador, estão:

  • Para homens, altura mínima de 1,70m e 1,65m se mulher, descalços, não possuir antecedentes criminais;
  • Ser aprovado em treinamento específico, através de participação em Curso de Formação, ser aprovado em teste de Capacitação Física e Avaliação Psicológica.
  • Certificado de conclusão ou diploma de conclusão do ensino médio, emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.

Como o concurso Guarda Municipal de Salvador ainda está sem edital, pode acontecer dos requisitos mudarem ou não, mas como em outros concursos esses são os requisitos mínimos, seguimos dessa forma.

Espera-se que venham ser oferecidas 30 vagas, podendo ou não ser para cadastro reserva (CR), de acordo com edital a ser publicado.

Sobre o Concurso Guarda Municipal de Salvador:

No segundo semestre de 2018 o certame ganhou alguns rumores de que o concurso saíria ainda naquele ano, porém não ocorreu.

Porém, o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Guarda Municipal de Salvador, Maurício Lima, deu a seguinte declaração para a Rádio Metrópole no ano passado:

“A Guarda tem um efetivo de 1.239 agentes de um único concurso público feito em 2008. Esse efetivo caiu ao longo do tempo, guardas foram sendo destinados para outras atividades. A cidade só cresce e a construção de novos espaços públicos aumentou muito”.

Dentre as atribuições do Guarda Municipal de Salvador, estão as seguintes atividades:

  • Prevenir atos que atentem contra os bens, instalações e serviços municipais;
  • Prestar serviços de vigilância e de portaria nos prédios e instalações do Município;
  • Atuar como força complementar dos órgãos e entidades da Administração Municipal em instalações internas, equipamentos urbanos, monumentos, vias públicas, parques, jardins, praças, praias e áreas de proteção ambiental.
  • Articular e intermediar ações integradas com os demais órgãos e entidades municipais, estaduais e federais e as entidades da sociedade civil.

As demais atribuições devem ser oficializadas por meio da publicação do edital, logo, é necessário aguardá-lo.

Como se preparar para o Concurso Guarda Municipal de Salvador?

Apesar do certame já está com seu edital liberado, dá para se organizar da melhor forma possível dentro desses quatro meses de prova que antecedem a prova.

Se planejar é uma ótima opção nesse momento, então é válido recorrer a cronogramas de estudos, mapas mentais e várias outras situações que te ajudam a pôr a matéria em dia.

Sendo assim, o Concurso Guarda Municipal de Salvador contará com uma prova de 50 questões  as seguintes disciplinas:

  • Português (15);
  • Matemática (15);
  • Conhecimentos Gerais (História, Geografia e Atualidades) (20).

Você pode montar um cronograma de estudos, que é basicamente uma agenda que irá te ajudar a se organizar com as disciplinas. Existem alguns aplicativos que te ajudam a ter esse cronograma, então fica aí uma dica!

Lembre-se, estudar para um edital antes do mesmo ser publicado é vantajoso, pois você já está saindo na frente dos demais, tendo mas tempo de estudos.

Como sempre nos preocupamos com nossos alunos, em nosso canal no YouTube, disponibilizamos para vocês, diferentes informações, dicas, revisões para que tenham a melhor experiência de estudos e venham ser aprovados.

Além disso, por ele você fica por dentro de dicas sobre os concursos que estão abertos atualmente, além de aulas e revisões sobre os conteúdos programático das provas.

Caso queira entrar em contato para saber a respeito dos cursos ou indicar para um amigo, siga nossos perfis Facebook e Instagram.

Não se acanhe, será um prazer lhe ajudar a estudar e detonar a concorrência.

Informações do Concurso Guarda Municipal de Salvador

  • Concurso: Concurso Guarda Municipal de Salvador
  • Banca Organizadora: a definir
  • Cargo: Guarda Municipal
  • Escolaridade: nível médio
  • Remuneração:  a definir
  • Número de vagas: 30
  • Data da prova objetiva: a definir
  • Situação: Previsto

Posts Relacionados

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
O que você achou? Deixe um comentário!x