Saiba como se preparar para uma boa prova com dicas práticas!

Tempo de leitura: 5 minutos

A vida de concurseiro não é fácil. Rotina de estudos, provas e simulados, dias e dias de preparação para ser aprovado em uma prova, não é mesmo?! Pois então, hoje estamos aqui para lhe ajudar a equilibrar as coisas antes da prova.

Neste post, você terá algumas dicas que irão lhe ajudar a manter a calma antes da prova e não deixar a peteca cair depois de tanto esforço!

Como se programar para a prova?

Muitos concurseiros tentam a sorte em diferentes lugares, optando por cidades e estados diferentes. Sendo assim, o primeiro passo ao escolher fazer uma prova de um concurso é conferir como você chegará neste local.

Programar-se é essencial! Porque ao fazer isso, você já se prepara para qualquer possíveis eventos.

Falando assim, fica muito difícil de imaginar, mas vamos exemplificar para que você possa entender melhor. Suponhamos que João é de Minas Gerais e quer fazer a prova do concurso PM SP.

João teria que olhar qual melhor forma de transporte para poder chegar até o local onde iria fazer prova, seja de carro próprio, ônibus, avião, entre outros.

Depois de verificar qual meio de transporte é melhor para ele, entraria a questão de hospedagem. Nesse caso, o Google oferece ótimas soluções, você pode colocar o local onde irá fazer prova e buscar por hotéis próximos no próprio site, isso não é incrível?

Com certeza, aparecerá algum hotel ou até mesmo outro tipo de imóvel que consiga se adequar dentro das suas condições financeiras.

Após chegar e se hospedar, é preciso cuidar do corpo, como alimentação. Muitos hotéis oferecem restaurantes, mas caso queira outra coisa que não esteja no menu, os aplicativos como Uber Eats, Rappi, iFood, entre outros (sem comer você não fica).

Aliviando a tensão

Para muitos, lidar com a pressão antes da prova pode ser uma tarefa difícil, mas como burlar isso?

Existem algumas dicas que podem ser passadas para ajudar a acalmar o coração antes do período de prova (e isso vale para qualquer tipo de prova, ok?).

Sendo assim, vamos a algumas dicas para que você possa ter uma experiência melhor ao realizar qualquer tipo de exame.

  • Descanse, essa é a palavra mágica!

Cada um é de um jeito, certo?! Desse modo, uma boa dica para ficar mas tranquilo é descansar. Você já sabe que estudou e deu o seu melhor para ir fazer essa prova, então, o melhor a se fazer é deixar seu corpo descansado para o dia do exame.

Um corpo e uma mente que estão descansados, como afirma o pesquisador Wen Biao-Gan, pesquisador de neurociência e fisiologia da NYU, para o Jornal O Globo.

“Sabemos há muito tempo que o sono desempenha um papel importante na aprendizagem e na memória. Se você não dorme bem, você não vai aprender bem.”

  • Faça algo que goste

Você já se sentiu triste ao fazer algo que goste? Muito improvável que não, certo?! Você abriu mão de muitas coisas para fazer sua prova, agora é hora de esquecer um pouco dela e ir se divertir.

Assista um filme ou uma série, saia com os amigos caso a prova seja na sua cidade ou até mesmo na cidade onde tenha amigos, namore e depois vá para casa, tome um banho e durma, essa sensação boa deixará você mais relaxado, contribuindo para uma boa noite de sono!

É o dia da prova, e agora?

Seu corpo já descansou, agora é o momento de começar a se preparar antes da prova.

Como em todo edital, é bom saber o que é permitido ou não dentro da sala onde será realizado o exame.

Além disso, se certificar da distância, horário de abertura e fechamento dos portões, são essenciais!

Se possível, leve uma água, nunca se sabe quando poderá bater aquela sede. Caso leve alimentos, cabe ter um pouco de senso em qual alimento levar, por exemplo:

  • alimentos com cheiro forte ou que possam estragar fora da geladeira;
  • alimentos que possam fazer muito barulho, isso pode desconcentrar os demais e até mesmo proporcionar discussões.
  • alimentos salgados, porque podem te fazer beber mais água que o normal e assim ter que ir várias vezes ao banheiro e até mesmo, levantar sua pressão.

Outra dica importante é conferir quais materiais podem ser utilizados para a prova, como o tipo de canetas, se é permitido o uso de lápis, entre outros. Sempre leve mas de uma opção de canetas, nunca se sabe quando um irá te deixar na mão.

Quando entrar para sala, fique atento aos recados do fiscal, em casos de dúvidas, pergunte!

Ao receber a prova, leia todas as instruções e em casos de dúvidas, faço o mesmo, pergunte.

Podem parecer bobas essas dicas, mas é sempre bom ter esse conhecimento e relembrar essas coisinhas para ter uma boa prova.

Nós do Monster Concursos sempre nos preocupamos com nossos alunos, por isso buscamos criar as melhores condições para que eles possam ser aprovados e mudar de vida!

Caso queira saber mas sobre a dinâmica dos nossos cursos ou até mesmo da nossa equipe, não deixe de nos acompanhar nos seguintes perfis: Facebook e Instagram. Além deles, também estamos no YouTube, com várias vídeos que mostram o nosso melhor para o mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *