Preparando-se para o Concurso PM MG, fique ligado!

Tempo de leitura: 6 minutos

Há quase um mês, os concurseiros de plantão tiveram a maravilha da liberação do edital do Concurso PM MG. Com prova marcada para o dia 02 do próximo mês, todo passo agora é importante para obter sua aprovação.

Esse post é para você relembrar o que precisa saber a respeito do certame ainda outras informações que só o Monster pode oferecer, como o aulão presencial de véspera.

Informações importantes sobre o Concurso PM MG

pm mg 2018 300x77 - Concurso PM MG 2018 fique por dentro!

 

O jornal Hoje Em Dia, foi o responsável por trazer as informações sobre o programa estratégico de segurança da Polícia Militar de Minas Gerais. Que além de aumentar o quadro, também pretende adquirir novas viaturas e a ampliação do número de policiais em todas as regiões mineiras.

O certame irá ofertar 1.560 vagas para o Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças da Polícia Militar de Minas Gerais (QPPM).  A organização do certame é da Diretoria de Recursos Humanos (DRH) em parceria por meio do Centro de Recrutamento e Seleção (CRS) da corporação.

Dentre as oportunidades oferecidas pelo Concurso PM MG, são tanto para candidatos do sexo masculino e feminino.

O edital do Concurso PM MG

pm mg 300x77 - Concurso PM MG 2018 fique por dentro!

Para os interessados em fazer parte da corporação, o Concurso PM MG compreendeu os seguintes requisitos:

  • possuir nível superior de escolaridade;
  • estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
  • entre 18 (dezoito) e 30 (trinta) anos de idade na data da inclusão, prevista para o dia 11 de fevereiro de 2019 para os candidatos às vagas para BH/RMBH e dia 20 de maio de 2019 para os candidatos às vagas para o INTERIOR;
  • ter altura mínima de 1,60m (um metro e sessenta centímetros);

O edital do certame conta com outros requisitos, que você consegue acessando o site da banca responsável.

Uma coisa que precisa ser entendida desde quando se pretende prestar algum concursos, como é o caso do Concurso PM MG 2018, é de que todos os requisitos serão verificados nos exames de saúde, no teste de capacitação física, nas avaliações psicológicas e na data de realização da matrícula.

Além do fato de que o requisito de idoneidade moral poderá ser verificado a qualquer momento do concurso.

O último concurso PM MG

concurso policia mg 300x77 - Concurso PM MG 2018 fique por dentro!

Realizado em 2017, o último concurso PM MG ofereceu 416 vagas para os ingresso no Curso de Formação de Soldado. Com um salário de R$ 3.278,74 para uma jornada de trabalho de 40h semanais e tinha como requisitos:

  • ser brasileiro nato;
  • diploma de graduação de Bacharel em Direito reconhecido pelo Ministério da Educação;
  • estar em dias com as obrigações eleitorais estar quite com as obrigações militares se candidato do sexo masculino idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, completos até a data de matrícula no CFO;
  • aptidão física, mental e psicológica compatíveis com o exercício da função
    altura mínima de 1,60 m para candidatos de ambos os sexos;
  • não apresentar tatuagens visíveis quando em uso dos diversos uniformes da PM idoneidade moral compatível com o cargo.

Sobre o conteúdo das provas para PM MG 2018

concurso policia mg 2018 300x77 - Concurso PM MG 2018 fique por dentro!

Dividido em duas fases, o concurso PM MG 2018 tem em sua primeira etapa, a realização das provas objetiva e dissertativa.

A aplicação das provas acontecerão em algumas cidades do estado, como:  Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, entre outras.

Depois dessa etapa, a segunda parte do Concurso PM MG, os candidatos aprovados passam por seis etapas, sendo elas:

 

  • Avaliações Psicológicas;
  • Avaliação Física Militar (AFM);
  • Exames de Saúde (preliminares e complementares);
  • Exame Toxicológico.

 

 

As disciplinas que compõem a prova objetiva, estão dividas em:

  • 10 (dez) questões de Língua Portuguesa, incluindo estudo e interpretação de texto;
  • 06 (seis) questões de Direito Penal;
  • 06 (seis) questões de Direito Constitucional;
  • 06 (seis) questões de Direito Penal Militar;
  • 04 (quatro) questões de Estatística;
  • 04 (quatro) questões de Direitos Humanos;
  • 04 (quatro) questões de Legislação Extravagante.

Estudando para o Concurso PM MG

concurso pm mg 300x77 - Concurso PM MG 2018 fique por dentro!

Chegando nessa reta final, é comum ter um certo nervosismo, mas como lidar com ele? Bom, cada um lida com essa questão de forma diferenciada, mas o que podemos ajudar para amenizar isso é dando algumas dicas que você pode colocar em prática, como:

  • Não se preocupar com o que ainda não conseguiu estudar, busque alternativas que consiga otimizar seu tempo, como cronogramas, mapas mentais, resumos e fichamentos.
  • Tenha atenção ao cartão do candidato, bem como local da prova, horário e documentos necessários, além do principal: meio de transporte para se chegar até o local da prova dentro do horário.
  • Não se sinta intimidado pela concorrência, cada um tem uma forma durante a prova, então não se cobre demais, você conhece seus limites e sabe do que é capaz.
  • Caso não seja dessa vez, não se preocupe, muitos concursos estão por vir, como os que postamos aqui no nosso blog, fique ligado e não desanime, a caminha pode  ser longa, mas tem benefícios.
  • Na véspera do dia da prova, não procure se sobrecarregar, descanse e alimente-se bem, isso irá ajudar a manter a concentração no dia da prova.

Se você é um dos candidatos que já está se preparando para a próxima edição do concurso, precisa ficar de olho nas informações.

No dia 25 de agosto (próximo sábado), nós do Monster Concursos realizaremos um aulão revisional com as melhores dicas para te ajudar a ser aprovado no Concurso PM MG e mudar de vez a sua vida.

A primeiro momento, será realizado na cidade de Ipatinga para as demais cidades da região, que você consegue acessá-lo aqui.

Já no dia 01 de setembro, haverá o aulão revisional na capital mineira, que você pode acessar por este link.

Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais a respeito de outros concursos, acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram, que você fica por dentro de dicas, informações sobre concursos e muito mais conteúdos como o material disponibilizado no canal no YouTube e ficar por dentro de aulas gratuitas.

Diante disso, acho que fica mais fácil estudar para o Concurso PM MG, sendo assim,  mantenha-se firme nos estudos e faca na caveira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *